A importância da vistoria na aquisição de um imóvel

A compra ou a locação de um imóvel requer muitos cuidados para que o futuro morador não se arrependa do negócio. A localidade, a vizinhança e a infraestrutura do bairro são itens sempre lembrados por qualquer um que esteja procurando um novo lugar para morar. Mas, antes de tudo, deve haver uma preocupação com a vistoria de imóveis.


A vistoria de imóveis é importante porque é uma garantia para as partes envolvidas na transação. Conforme o tipo de negócio (compra de imóveis ou locação), ela se presta a determinados objetivos e hoje falaremos de vistoria de compra de um imóvel.



Na aquisição de um imóvel novo, a vistoria concede ao proprietário a oportunidade de conferir se todos os materiais e acabamentos utilizados estão conforme o manual descritivo da construção.


O apartamento comprado na planta deve estar exatamente como prometido — áreas comuns (no caso de condomínios) e áreas privativas devem ser fiéis àquilo vendido pela construtora / incorporadora.


É a oportunidade ideal para o futuro morador apresentar à construtora possíveis defeitos, requerendo o reparo para eles.


A vistoria, neste caso, é feita na presença de um representante da empresa. É comum que, ao entregar as chaves para o proprietário, a construtora seja responsável, durante 6 meses, por eventuais reparos na estrutura e no acabamento do imóvel — tudo isso para se adequar ao material do memorial descritivo de compra.


Para os imóveis usados, ela serve para verificar o estado de conservação e manutenção do imóvel e do condomínio que ele integra, se for um apartamento. Dessa forma, o comprador não será surpreendido com despesas extraordinárias na taxa condominial ou com reformas.


Em alguns casos, pode acontecer de existir um acordo entre comprador e vendedor para que o atual proprietário efetue os reparos necessários antes de vender seu imóvel.


Importante também é constatar os ítens que ficarão no imóvel quando da desocupação do antigo proprietário. Assim, evita surpresas na hora de tomar posse do imóvel.


A aquisição de um imóvel, novo ou usado, é mais segura quando se tem um termo de vistoria!


11 visualizações
  • LinkedIn ícone social
  • Instagram
app-store.png
play-store.png

©2019 orgulhosamente desenvolvido por Vistoriando.

São Paulo | Vila Olímpia | Brasil